sábado, 25 de fevereiro de 2012

HACKERS, CRACKERS, LAMMERS entre outros…

Segundo estudos e pesquisas, os verdadeiros Hackers são responsáveis por desenvolvimentos de sistemas, como a internet, entre outros. Os verdadeiros Hackers, modificam e melhoram equipamentos, beneficiando a todos,  sem prejudicar ninguém,  ao contrário dos Crackers.

Os Crackers, Hackers do mal, fazem a mesma coisa, desenvolvem sistemas, mas ao contrário dos Hackers, beneficiam a si próprios, prejudicando os outros ou não.

A terceira categoria, costuma irritar tanto aos Crackers como aos Hackers, trata-se dos Lammers, não causam danos monetários, já que não possuem conhecimentos suficientes para isso. Gostam de se aparecer, espalham worms e vírus pela internet, através de e-mails, redes sociais e outras ferramentas, principalmente da web 2.0.

Os Lammers gostam de provocar pânico, burlar segurança, através de programas encontrados na internet. Se seu computador já foi atacado, provavelmente foi um Lammer, eles são responsáveis por cerca de noventa e cinco por cento de todos os ataques da rede, nem sabem por que atacam, nem tem objetivos específicos, para eles só interessa a fama entre seus amigos.

Os lammers, na maioria das vezes, são vítimas de seu próprio amadorismo e acabam presos por utilizarem programas que nem eles conhecem direito.

Os verdadeiros Hackers, os mais famosos, são contratados por grandes empresas, como consultores de segurança, evidentemente que são proibidos de usar o computador pela própria condicional.

As principais categorias de Hackers são:

White Hat – Inspirados no velho oeste, chapéus brancos, como são chamados, ou Hackers do bem, invadem os sistemas para testar a segurança, a seguir, avisam os responsáveis sobre o problema, ou  tornam públicas as falhas. A Microsoft conhece bem a comunidade Hacker, eles foram os responsáveis por divulgar noventa e nove por cento das falhas dos sistemas da empresa de Bill Gates.

Pela definição de White Hats, são eles os responsáveis pela atualização dos anti-vírus, também são os grandes responsáveis por toda a parte de segurança da rede internet.

Black Hat – São grandes conhecedores de sistemas de segurança, travam uma batalha interminável com os white hats. Ao contrário dos white hats que visam testar e desenvolver os sistemas, os black hats invadem, roubam e apavoram os usuários da internet, prejudicando financeiramente, psicologicamente e profissionalmente. Usam as próprias informações dos Hackers para se proteger e não ser descoberto.

Os black hats descobrem falhas nos sistemas e utilizam “exploits” (código capaz de analisar e invadir um sistema falho). Alguns fazem pelo retorno financeiro ou dados importantes, outros apenas pelo prazer.

Grey Hats – Os grey hats não se classificam nem como black nem como white, desenvolvem sistemas tanto para um como para outro. Não costumam invadir, quando o fazem não tiram vantagem, por isso não chegam a ser classificados como black.

Um blogueiro que burla o sistema de busca para ficar no topo, para conseguir um bom page rank, é considerado black hat.

Script Kiddie – Não possuem nenhum conhecimento de segurança, apesar de invadirem para se passar pelos verdadeiros, o que causa uma antipatia por parte dos Hackers, tanto os black, white e os grey. São responsáveis por noventa e cinco por cento dos ataques virtuais.

FILOSOFIA HACKER – A ética Hacker foi criada, entre outros, pelo finlandês Pekka Himanem.

Seu principal objetivo era compartilhar informações, contribuindo para o desenvolvimento do software livre.

Aceitam a invasão, eticamente, desde que não causem danos financeiros ou em caráter confidencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário