quinta-feira, 21 de julho de 2011

Secretaria de Justiça e Direitos Humanos presta homenagem à memória de agente penitenciário Wesley da Silva Santos

 

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) realizou no início da noite de quarta-feira (20.07), um culto ecumênico em homenagem a memória do agente penitenciário Wesley da Silva Santos. A cerimônia foi celebrada na sede da Secretaria e reuniu além dos gestores e servidores da Pasta, familiares do homenageado e representantes do Sindicato do Sistema Penitenciário de Mato Grosso (Sindispen), Conselho Penitenciário e Associação dos Familiares Vítimas de Violência (AFVV).

Durante a cerimônia foi entregue à mãe do agente, dona Dirce Maria da Silva, uma placa em lembrança ao homenageado oferecida pelo secretário Paulo Lessa e também um uniforme personalizado do agente penitenciário.

“Wesley tinha o sonho de servir ao Estado de Mato Grosso e fazer carreira como agente penitenciário e por uma fatalidade, faleceu precocemente durante um conflito com reeducandos na Penitenciária Central do Estado (PCE) no último dia 20 de junho”, lembrou Genilto Nogueira, secretário adjunto de Direitos Humanos. Ele ressaltou que a cerimônia representava um marco para a Sejudh por sinalizar um novo momento na relação entre os servidores públicos e seus familiares, vítimas de violência, que passam a contar com a atenção e proteção dos Direitos Humanos.

De acordo com Genilto Nogueira o trabalho dos Direitos Humanos junto ao sistema prisional do Estado está centrado em três colunas de ações. Uma assiste os reeducandos e seus familiares, outra atende os servidores do sistema e seus familiares e a terceira se estende aos cidadãos vitimados pela violência e também seus familiares. Ele destacou que nos três segmentos há necessidade de assistência, acompanhamento e proteção. “As medidas visam harmonizar a sociedade e contribuir com a redução da violência”, argumentou.

Presente na cerimônia o secretário adjunto de Administração Penitenciária, tenente coronel Clarindo Alves de Castro, afirmou que o evento colocava em evidência a solidariedade do Governo do Estado e da sociedade. “Para nós a perda é grande e a consternação é conjunta”, revelou. O presidente do Sindispen, João Batista Pereira, também considerou o evento um marco. De acordo com ele essa era a primeira vez que presenciava uma ação dessa natureza em homenagem a um servidor. “Com essa atitude a Sejudh mostrou que os Direitos Humanos são para todos realmente”, afirmou.

Também prestigiaram a cerimônia gestores e servidores da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), entre eles, os secretários adjuntos Alexandre Bustamante dos Santos e Wilquerson Felizardo Sandes. A homenagem póstuma ao agente penitenciário foi proposta pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos e realizada em conjunto com a superintendência de Gestão de Pessoas do Núcleo Sistêmico da Sejudh e Sesp, através do Programa Qualidade de Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário