terça-feira, 24 de maio de 2011

Uso de armas não letais, na Polícia Pacificadora

Não mata, mas machuca

Carlo Wrede

Polícia Militar usa armas que dão choque para assustar bandidos

Policiais da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) fizeram ontem, no Batalhão de Choque, no Centro, treinamento de uso de armas não letais, que serão empregados nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Entre os equipamentos testados estão as tasers (que dão choque através de descarga elétrica) recebidas em doação do Ministério da Justiça à PM do Rio. Em uma das partes do treinamento, policiais receberam jatos de spray de pimenta.

Segundo a Secretaria de Segurança, as tasers reforçam a estratégia de atuação da polícia pacificadora para a diminuição do uso ostensivo do fuzil em áreas pacificadas, e o emprego tático-operacional do uso gradual da força.

Todas as UPPs já possuem equipamentos não-letais, que são empregadas no policiamento das comunidades pacificadas em acordo com o planejamento tático-operacional, estabelecido pelo comandante de cada unidade.

Além das tasers, entre os equipamentos usados pelos policiais estão bombas de efeito moral, spray de pimenta, projéteis de impacto controlado (balas de borracha) e gás lacrimogêneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário