quarta-feira, 18 de maio de 2011

“É Possível Ficar Rico Fazendo Day Trades na Bolsa de Valores”

“É Possível Ficar Rico Fazendo Day Trades?”

Parece que hoje em dia todas as pessoas, provavelmente animadas com várias daquelas histórias sobre operadores ricos, famosos e bem sucedidos, querem se tornar day-traders.

Muitos tentam, a maioria fracassa. Alguns tem medo, outros duvidam e é claro, tem aqueles que perguntam: “Eu posso mesmo ficar rico fazendo day-trades na bolsa de valores?”

Agora, indivíduo aleatório que provavelmente encontrou esse post no google, a resposta é sim. É óbvio que pode, qualquer pessoa poderá enriquecer, não importa se ela trabalha na área de investimentos, economia, medicina ou até como gari. E isso inclui os day-traders que, se forem competentes, farão muito dinheiro.

Mas aí eu te pergunto, porque você quer saber se é possível ficar rico como day-trader? O seu desejo é o de ter muito dinheiro ou o de ser um day-trader? Se você não tem a mínima vontade de passar o tempo todo na frente do home broker, porque não considerar alternativas melhores e mais interessantes?

Nesse post, explico porque se tornar um day-trader só pelo dinheiro é uma idéia extremamente idiota e que aqueles que tentam só estão fazendo as coisas simples da maneira mais difícil possível. Além disso, falo porque ninguém precisa fazer especificamente day-trades para conseguir várias azuisinhas.

O Fundamento dos Investimentos (e da Especulação)

Você pode comer a platinha agora ou deixar para comê-la depois, quando ela se tornar uma árvore... ou não :P

Ok, você quer ficar rico. Qual é a maneira mais básica de se fazer isso? Investindo seu dinheiro, mesmo se ele for insignificantemente nanico. Agora, talvez você não queria saber de investir, vai ver sua praia é a especulação. Mas se um trader gastar bem menos do que faz na bolsa de valores e deixar as “sobras” para poder tirar dos mercados ainda mais no futuro, adivinha o que é isso? Um investimento.

E o que acontece com um day-trader que faz 10k por mês em média mas gasta tudo o que ganha? Ele continuará fazendo por volta de 10k para sempre. Mas como é incapaz de guardar uma parte de seus lucros, nunca ficará rico de verdade. A única maneira que esse trader terá de enriquecer é se gastar menos do que ganha. Se reinvestir seus lucros, poderá fazer milhões no futuro e aí sim, será muito rico.

A verdade é que um cara qualquer pode fazer muito dinheiro com day-trades, mas apenas se ele deixar o capital crescer. Se “comer” as sementes hoje, não existirão árvores ou florestas de riqueza amanhã. Esse cara poderá até fazer muito dinheiro como day-trader, mas não ficará rico por isso, mas porque ele teve o bom senso de deixar o seu capital aproveitando a mágica dos juros compostos.

Ele é rico porque sabe usar o seu dinheiro e não porque é um day-trader.

Um super day-trader que gasta todo o seu dinheiro será pobre para sempre.

Com o Tempo, Bom Senso e Disciplina, Qualquer um Pode Ficar Rico

"Mais duas horinhas de trabalho e eu compro mais 10 PETR4..."

Considerando que ficam ricos aqueles que sabem cuidar do seu dinheiro, sejam eles traders ou não, qualquer um pode enriquecer. O segredo para isso? Educação financeira. Muitos querem o dinheiro e acham que o day-trading é o caminho, e sim, é um dos caminhos. Mas nada impede que você seja um qualquer-coisa-aqui que economiza uma grana todo mês e investe ou especula corretamente.

Se a especulação te atrai e você deseja se tornar um day-trader porque gosta, aí tudo bem, seja um trader. Mas saiba que é preciso reinvestir os lucros. Um trader pode fazer 20 mil por mês, mas se gastar tudo e os mercados pararem, ele poderá se encontrar numa pobreza que aquele ex-gari que possui trocentas ações da Vale compradas ao longo de 30 anos nunca chegou perto de conhecer.

Os juros compostos são tão fantásticos que se você souber investir e for capaz de juntar um pouquinho todo mês para comprar ações ou qualquer outra coisa, uma hora o valor ficará enorme. E isso é a mais pura verdade. Já leu aquela história do mendigo inglês que estudava os mercados numa biblioteca pública e com as esmolas que ganhava, comprava ações? Pois é, ele morreu com uns 3 milhões.

Tudo bem que esse é um exemplo extremo. Além disso o cara devia ter algum problema mental por morar na rua mesmo sendo tão rico. Mas de qualquer forma, deu para você entender. Qualquer um poderá ficar rico se souber cuidar muito bem do seu dinheiro e utilizá-lo com inteligência.

Os que Estão Atrás Apenas do Dinheiro, Vão Fracassar!


Outro motivo pelo qual ninguém deve se tornar um day-trader só pela grana é simples. Day-traders bem sucedidos, além de cuidarem bem do capital que já possuem, amam o que fazem. Muitos deles já são super ricos mas continuam operando porque simplesmente não se imaginam fazendo qualquer outra coisa. Eles não apenas trabalham como traders, eles SÃO traders.

E se tornar um trader de sucesso, seja day, swing, position ou scalp, requer muito trabalho e dedicação. E como eles são apaixonados pelos mercados, fica muito menos difícil continuarem aprendendo e se esforçando quando as coisas ficarem complicadas. Como por exemplo, quando passarem por um mês de perdas ou por um período em que os mercados ficam passeando lateralmente.

Só que aqueles que não gostam dos números, das probabilidades, que odeiam o jogo, não terão forças para insistirem quando o mínimo obstáculo surgir em seus caminhos. E acreditem, serão vários obstáculos. Por isso, se você estiver atrás do dinheiro mas não gosta do jogo, não se “diverte trabalhando”, melhor nem começar porque você provavelmente não conseguirá levar o negócio a sério.

Mas agora, como eu disse anteriormente, não tem problema nenhum você não amar a bolsa de valores como os traders mais obcecados. Vai ver o seu desejo é o de trabalhar como um engenheiro elétrico e isso é ótimo. E nada impede que você guarde uma boa parte do seu salário e invista esse capital em ações ou acumule um capitalzinho para operar utilizando as cotações do final do pregão.

Entenda que não é preciso ser um day-trader para enriquecer na bolsa. O “segredo” da riqueza é o bom senso financeiro e o uso inteligente de seus recursos com o objetivo de aumentá-los. Não importa se você é um day-trader full-time, swing trader que opera ocasionalmente ou um investidor que compra algumas ações por mês. Existem maneiras diferentes de enriquecer, para chegar lá, basta ter vontade…

…e não ser idiota demais :P

Nenhum comentário:

Postar um comentário