sexta-feira, 27 de maio de 2011

Cidade de Passos em Minas Gerais e tomada pelo tráfico

Em cinco meses, Passos tem mais crimes que em 2010

A população de Passos, no Sul de Minas, está aterrorizada com a onda de violência que toma conta da cidade.

Nos cinco primeiros meses deste ano, o número de homicídios já superou todas as ocorrências de assassinatos do ano passado. Foram 17 mortes violentas entre janeiro e o último dia 15 de maio, contra as 14 registradas nos 12 meses de 2010.

A polícia associa o aumento da violência ao uso e tráfico de drogas. Jovens entre 13 e 17 anos, alguns reincidentes em ocorrências policiais, aparecem como os principais protagonistas tanto como vítimas quanto autores das execuções, segundo o comandante do 12° Batalhão da Polícia Militar de Passos, Major Izaldo José Teixeira. "A cada dia, o número de apreensões de drogas e armas está ficando mais alto. O que nos assusta é que esse tipo de ocorrência tem sido cada vez mais comum".

Mesmo sem revelar números, o comandante da PM informou que a apreensão de armas cresceu muito no município. Grande parte das armas é de grosso calibre, disse ele. Os rapazes aparecem como os principais envolvidos nos crimes.

O último deles revelou a ousadia de quem comanda o tráfico de drogas na cidade. Depois de sobreviver a uma emboscada armada por traficantes, um rapaz de 18 anos, atingido com três tiros, foi novamente alvo de uma tentativa de assassinato, quando já estava internado na Santa Casa de Misericórdia da cidade. Homens armados invadiram o hospital e fugiram depois de balearem novamente o jovem. Até ontem à noite, o rapaz estava internado em estado grave. Nenhum dos suspeitos foi preso.

 
Internação. Segundo o major Izaldo, a falta de um centro de internação provisória para menores encoraja os adolescentes infratores na prática de crimes ainda mais graves. "Quando são apreendidos, eles já sabem que passarão apenas 45 dias detidos na cadeia pública".

 
O vereador Edmilson Amparado (PMDB), que integra a comissão de combate à violência, defendeu a criação de um centro de internação. "Precisamos dessas vagas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário