quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O BBB e as sociedades secretas.



Este post situa apenas o que guarda relação entre essas duas coisas. Não há intenção de comparar o incomparável, uma heresia intelectual.



Essa relação está no campo do ritual apenas, porém com abrangente significação tanto para o reality show quanto para a sociedade secretas da era moderna.

Inicialmente, chamarei de neófitos tanto os “bigbrothers ou BBs” quanto os “profanos” que ainda não ingressaram, em definitivo, nas sociedades iniciaticas como a  Maçonaria, Carbonaria, OTO, entre outras.

Consideração do critério de seleção dos sarados e gostosonas – a maioria em todas as edições do BBB – o que ocorre é que, estes neófitos passam por uma diligência para saber se podem ser aceitos entre os escolhidos para receber um prêmio milionário. Desde beleza, carreira, comportamento, região onde vive, esse são alguns itens que, digamos, garantem a idoneidade necessária entre tantos brasileiros que enviam suas pretensões por DVD à produção do programa. Já, nas sociedades secretas, também existe essa diligência, que pode ser demorada até, contudo, o encaminhamento para a seleção não se dá pela pretensão, mas pelo convite recebido de um Membro da Ordem com a concordância dos demais integrantes Todavia, a idoneidade questionada neste caso, diz respeito à moral e aos bons costumes dos neófitos.

Escolhidos os neófitos de ambos, há uma pequena diferença na forma, porém no conteúdo também guardam uma importante relação. É momento da espera, do aguardo, onde, no caso dos BBs, estes são confinados em luxuosos hotéis com seus roteiros de um reality show relevante para a sociedade e para o mercado midiático. Ali ficam até dia de serem chamados à casa – o templo do BBB. Por outro lado, as sociedades, esse primeiro confinamento não se dá no plano físico, porém no plano mental, quando o neófito aguarda a data de sua iniciação em pleno sigilo, já vivendo consigo mesmo, o “segredo” até então desconhecido dessa Ordem Iniciática. Esse confinamento leva o neófito a se preocupar com quem ele estará passando pelo ritual de iniciação, e o que poderá ocorrer na ocasião. Mais ainda, o neófito fica diuturnamente imaginando como ele será um menbro desta sublime Ordem ao qual se postula, o que isso poderá mudar sua vida. Na verdade, em ambos os casos há a expectativa maior: todo neófito BB já assistiu o programa, mas não se imagina perfeitamente como e ser um; o neófito quase Aprendiz já ouviu falar muito, já leu muito sobre as Sociedades, mas também não sabe exatamente o que há “dentro” dela. Também, em ambos os casos, são expectativas boas. Sobretudo para o público da TV Globo e para ela mesma, representada pelo Poderoso Boninho.
Chegou o dia: os BBs saem do confinamento dos hotéis e são levados para o lado de fora da casa e ficam em tendas pretas, num escuro absoluto, Já os neófitos candidatos são vendados e levados para dentro da Loja, Venda ou templos de sua futura sociedade que o escolheu.

Nessa escuridão, todos pensam o que será de sua vidas a partir dali. É uma verdadeira morte para um renascimento, uma absoluta incerteza mas carregada de esperanças de uma nova vida. No caso da Maçonaria, há uma sala de Reflexões onde o neófito fica por uns momentos diante de alegorias pensando se aceitará continuar o caminho, na carbonaria o futuro Primo e colocado em um canto reservado da floresta, sob a escuridão esperando ser iluminado. Ali é o único momento onde ele não estará vendado. Mas quando um determinado membro o vem retirar dali e o neófito confirma sua intenção, é novamente vendado por aquele e prossegue o ritual. Sai da sala e caminha para a ante sala do Templo, No caso dos BBs, o próprio Bial tira os BBs da tenda, desvendados, e os leva para o veículo vedado que o levará até a casa.

Aqui encerra a relação inicial pautada pelo suspense, entre as duas parcelas o BBB e algumas sociedades secretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário