sábado, 20 de novembro de 2010

Você sabia? Sono e suas varias fases


As moscas domésticas nascem de madrugada e morrem 24 horas depois. Por isso, nunca dormem.
As formigas entram num estado de letargia mas continuam sempre alerta para enfrentar os perigos.
O albatroz passa a maior parte do temp a voar e dorme em pleno voo, sustentado pelo vento do mar.
As corujas dormem de dia porque são nictalopes, ou seja, os seus olhos não aguentam a claridade.

O sono no homen e na mulher
O sono é um processo que envolve múltiplos e complexos mecanismos fisiológicos e comportamentais em vários sistemas e regiões do sistema nervoso central.
Várias funções são atribuídas a ele. A hipótese mais simples é a de que o sono se destina à recuperação pelo organismo das energias gastas durante o dia. Além disso, outras funções são atribuídas, como: consolidação da memória, termorregulação, entre outras.
O sono é dividido em várias fases. As mais conhecidas  são: o sono sincronizado, ou sono NREM, e o sono dessincronizado, ou sono REM (do inglês, rapid eyes movement).
O sono NREM é dividido em quatro fases ou estágios, segundo o aumento da sua profundidade. Já o sono REM caracteriza-se pela baixa amplitude e alta frequência das ondas cerebrais, episódios de movimentos oculares rápidos (daí a sigla em inglês, REM) e atonia muscular (perda do tônus muscular). Além disso, este estágio é denominado também de sono dos sonhos, pois é este o período no qual estes ocorrem.
Em um indivíduo normal, o sono NREM e o sono REM alternam-se ciclicamente ao longo da noite. O sono NREM e o sono REM repetem-se a cada 70 a 110 minutos, com 4 a 6 ciclos por noite.
A distribuição dos estágios de sono durante a noite pode ser alterada por vários fatores, como: idade, ritmo circadiano, temperatura ambiente, ingestão de drogas ou por determinadas patologias. Mas normalmente o sono NREM concentra-se na primeira parte da noite, enquanto o sono REM predomina na segunda parte


Você vai gostar de lert também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário