terça-feira, 5 de outubro de 2010

MARCAS E MARCAS

Há alguns meses a revista Forbes publicou o ranking anual das dez marcas mais valiosas do mundo. São elas:
1 – Apple – US$ 57,4 bilhões
2 – Microsoft – US$ 56,6 bilhões
3 – Coca-Cola – US$ 55,4 bilhões
4 – IBM – US$ 43 bilhões
5 – Google – US$ 39,7 bilhões
6 – Mc Donald’s – US$ 35,9 bilhões
7 – General Eletric – US$ 33,7 bilhões
8 – Marlboro – US$ 29,1 bilhões
9 – Intel – US$ 28,6 bilhões
10 – Nokia – US$ 27,4 bilhões
O que você não sabe é que as cinco primeiras estão ligadas por pequenas coincidências, e ainda na ordem em que aparecem no ranking, vejam só:
A primeira ligação é a mais conhecida. Apple foi fundada por Steve Jobs e revolucionou o mercado ao apresentar o primeiro software com interface gráfica, o Mac OS. É fato que Jobs roubou a idéia da Xerox, mas foi punido de maneira exemplar ao contratar William Gates para ajudá-lo a desenvolver o programa. Gates se integrou ao projeto e aprendeu tudo o que podia sobre a interface gráfica. Aprendeu tanto que no dia em que Jobs lançou oficialmente o Macintosh soube que a Microsoft já estava vendendo versões piratas do Mac OS no Japão, batizadas com o nome Windows.
E foi baseado nesse software que a Microsoft tornou-se uma das maiores empresas do mundo. Eles chegaram atrasados quando a internet começou a crescer, no entanto a maneira agressiva de Gates para os negócios fez com que sua empresa revertesse o prejuízo. Atualmente o Explorer é o mais usado para navegar na internet, só para dar um exemplo do domínio da Microsoft na rede. Eles até criaram uma empresa de propaganda, a Microsoft Advertising, que entre outras atividades foi pioneira na criação de publicidade para a internet. Um dos clientes mais importantes da Microsoft Advertising é a Coca-Cola. Foi de mãos dadas com a Microsoft que eles entraram na internet para fazer publicidade, um passo enorme para aquela que é uma das empresas que mais investe em publicidade no mundo.
Aliás, a Coca-Cola leva muito à sério sua publicidade. Foram eles os responsáveis por criar muitos dos conceitos que a propaganda usa até hoje. Por exemplo, sabe quando você entrar num bar e há um cartaz na parede com uma propaganda de cerveja ou refrigerante? Ou um freezer com o logotipo, ou uma mesa? Pois é, essas iniciativas foram tomadas primeiramente pela Coca-Cola. Por saber que sua marca é baseada e fortalecida pela propaganda, em 2001 a empresa resolveu criar um grande arquivo que reunisse todas as propagandas da marcas, imagens, videos e anúncios para rádio. A tarefa foi delegada à IBM, a qual criou um programa para armazenar e buscar essas peças publicitárias. Sendo assim, qualquer publicitário que esteja criando algo para a Coca-Cola pode consultar os arquivos.
E sem querer fazer propaganda enganosa, quem mais entende de arquivos certamente é a International Business Machines. Eles sempre lidaram com computadores e acredite, a empresa foi fundada em 1885. É claro que a idéia de computador naquela época era outra: os primeiros trabalhos da IBM basearam-se fundamentalmente em arquivar dados. Um dos seus fundadores foi o americano Herman Hollerith, responsável por criar um sistema de armazenamento e consulta de dados que funcionava por meio de cartões perfurados. Os furos nos cartões era feitos em sistema binário. Isso te lembra alguma coisa?
Sim, a mesma base que criou as memórias dos computadores. Nem é preciso dizer que a IBM ajudou a criar o que entendemos hoje como informática. Dos cartões perfurados de 1885 até hoje, a empresa investiu no desenvolvimento de softwares e manteve-se firme como uma das maiores do mercado em seu seguimento. Uma das novidades da IBM é um novo sistema que armazena dados sobre a saúde de uma pessoa. Nesse sistema, o paciente insere diariamente informações sobre sua saúde. Esses dados podem ser acessados então por médicos que podem acompanhar em tempo real o estado de seus clientes. O mesmo pode ser feito por um filho que deseja saber da saúde do pai que mora longe, entre outros exemplos práticos.
Esse trabalho foi feito em parceria com a Google e sua mais nova ferramenta, a Google Health. Sim, quando dizem que a Google vai dominar o mundo não fica difícil de acreditar. Eles tem de tudo! O Google Health é mais uma deles, um local no qual você pode organizar suas informações sobre saúde, manter seus arquivos médicos seguros e compartilhar os dados da sua saúde com quem você quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário