sábado, 16 de outubro de 2010

Eu fiz ablação cardiaca e recomendo a quem precisa fazer....


Bom dia meus Bruxos.....no dia 15 de setembro de 2010 eu passei por um procedimento cirúrgico, como e de conhecimento dos meus amigos, agora estou aqui neste post para tentar explicar um pouco sobre o que e a tal da  ablação por radiofreqüência.
Bem o procedimento mais eficiente para o tratamento definitivo das arritmias cardíacas. É realizada através de catéteres por veias e artérias, sem a necessidade de abertura do tórax.
O objetivo de curar as arritmias cardíacas. Desta forma é de eliminarmos os sintomas e o risco das doenças, o paciente não mais necessita do uso contínuo de medicamentos, ficando livre dos seus efeitos colaterais e dos custos mensais para a sua compra.
O que é Ablação por Radiofreqüência Termocontrolada por Computador?
Trata-se de uma microcoagulação feita com energia de radiofreqüência aplicada com catéteres especiais nos focos das arritmias mapeados pelo estudo eletrofisiológico. Um computador faz o ajuste permanente da quantidade de energia que o aparelho aplica no coração, para que a temperatura sentida pela ponta do cateter seja constante e para que não ultrapasse os limites de segurança. A ablação termocontrolada é o método mais seguro de tratar as arritmias cardíacas, de forma definitiva.
As arritmias de baixo risco também podem ser eliminadas principalmente nos casos com alta probabilidade de sucesso. Podem ser tratadas por este método as taquicardias supraventriculares e as taquicardias ventriculares. Extrassístoles freqüentes e sintomáticas também podem ser curadas. Atualmente, melhorias nos equipamentos de mapeamento permitem tratamento com elevado índice de sucesso da fibrilação atrial, uma taquicardia supraventricular específica que tem elevada incidência na população.
O paciente é orientado e preparado pela enfermeira da unidade onde ficará internado. As ablações são realizadas em laboratório especialmente montado no centro cirúrgico, o que acrescenta uma enorme e moderna estrutura de suporte garantindo a maior segurança na realização destes procedimentos.
Chegando ao laboratório de eletrofisiologia, o paciente é recebido pela equipe médica e de enfermagem, que irão prepará-lo e conectá-lo a vários monitores (polígrafo computadorizado, aparelhos automáticos de medida de oxigênio, gás carbônico, pressão arterial, freqüência cardíaca e respiratória). Serão aplicados medicamentos através do soro previamente instalado.
É feita anestesia local. através de punções de veias e eventualmente de artérias nas regiões inguinais, são introduzidos eletrodos que chegam às cavidades cardíacas guiados por radioscopia (Raios X).
Esses catéteres captam os sinais gerados pela atividade elétrica do coração, que são registrados em aparelhos especiais. Isto permite que se identifiquem os pontos responsáveis pela origem ou pela manutenção das arritmias. Utilizando-se um catéter especial (dotado de termístor e com dirigibilidade externa) se faz a aplicação de radiofreqüência nos locais selecionados. A duração da ablação é variável, dependendo de cada caso. Ao término dos procedimentos, é feita compressão no local da punção e aplicado um curativo compressivo sem a necessidade de pontos. Neste momento, utilizando-se medicamentos específicos a anestesia local é interrompida e o paciente e encaminhado ao seu quarto na companhia dos familiares.


Quais são os riscos?
O estudo eletrofisiológico e a ablação por radiofreqüência são considerados métodos seguros, mas, como todo procedimento médico, eventualmente podem ocorrer algumas complicações. Apesar de se utilizar uma quantidade reduzida de raios X não se recomenda a realização durante a gravidez. Em casos de extrema gravidade, pode ser realizado em grávidas com cuidados especiais. 
  • Hematoma: Pode aparecer no local onde foram feitas as punções. Normalmente são facilmente resolvidos. Para diminuir a chance de hematomas, o paciente deverá ficar em repouso em alguns casos horas ou dias, algumas horas após a ablação.
  • Trombose (coágulo de sangue): Na veia ou artéria onde foram feitas as punções, diante de situações especiais, poderá ocorrer à formação de coágulos no interior desses vasos, apesar do uso de anticoagulantes. Rotineiramente, durante e após os procedimentos, são tomadas medidas para evitar este problema. O uso de anticoncepcionais hormonais, o tabagismo, a idade avançada, o diabetes, permanência por períodos longos em pé, dentre outros são fatores predisponentes que necessitam de cuidados adicionais para prevenção deste problema. Sempre solicitamos fisioterapia precoce nos membros inferiores e o paciente permanece acamado o menor tempo possível. Os familiares poderão ajudar fazendo uma "drenagem" manual no pós-operatório, e nas duas pernas, massageando desde o pé, até a raiz da coxa e sempre nessa direção, facilitando a circulação e impedindo que o sangue fique estagnado, situação que é favorecida pelo curativo compressivo.
  • Infecção: Pelo fato de ser procedimento realizado sem a abertura do tórax, o risco de infecção é muito baixo. Além disto, se a ablação é realizada em centro cirúrgico o risco é ainda muito menor. Não temos registro de infecção no local das punções em nossos pacientes. Não obstante utiliza-se freqüentemente um antibiótico profilático. Atenção normal com o curativo complementa os cuidados necessários.
  • Bloqueios: Em casos raros, porem possíveis, a via anormal ou o foco responsável pela arritmia pode estar muito próximo do sistema normal de condução do coração. A eliminação desta via anormal ou foco poderá gerar certo risco de lesão do sistema normal, provocando algum tipo de bloqueio transitório ou permanente. Dependendo do bloqueio, poderá vir a ser necessário o implante de um marca-passo. Nestes casos especiais o médico, certamente, irá discutir estes riscos com o paciente. Em casos de dúvidas, não hesite em falar conosco para abordar este assunto. Utilizamos técnicas modernas e aparelhos especialmente desenvolvidos para evitar esse tipo de complicação, mesmo nos casos onde esse risco é evidente.
Orientações adicionais após o procedimento
As punções não requerem pontos, apenas um curativo compressivo no local é suficiente. O paciente retorna para o quarto acordado permanecendo em repouso absoluto com a perna imobilizada por 4 a 6 horas. A alimentação é liberada em algumas horas. A pressão sangüínea, o pulso e o local do curativo são examinados atentamente pela enfermagem. A "drenagem" dos membros inferiores é orientada e pode ser realizada pela própria família, no quarto, envolvendo os familiares na recuperação do paciente.
Na alta hospitalar
O paciente será orientado pela enfermeira quanto aos cuidados com o local da punção, A região deve ser lavada com água e sabão mantendo-a sempre seca e limpa. Em alguns casos, serão receitados alguns medicamentos, inclusive antiarrítmicos. Após a ablação, o paciente deverá retornar ao médico que solicitou o procedimento, levando o relatório emitido ao final do mesmo. O médico que encaminhou o caso deverá manter o controle clínico baseado nas informações do relatório. A maioria dos pacientes sente "ameaças" de taquicardias até o segundo ou terceiro mês após a ablação (é a chamada "síndrome pós-ablação"). Isto não é preocupante devendo desaparecer naturalmente.
Dependendo do tipo de arritmia e o local tratado, em 2% a 5% dos casos, a arritmia poderá voltar após a ablação. Nestes casos, freqüentemente uma aplicação complementar de radiofreqüência resolve definitivamente o problema. Sempre que possível é fundamental que se realize um eletrocardiograma durante a arritmia. Isto é importante, pois eventualmente outras arritmias podem estar sendo as responsáveis pela suspeita de recorrência.

281 comentários:

  1. sou atleta e vou ter q fazer uma ablação.em quanto tempo vou me recuperar e poder competir de novo?
    agradeço

    ResponderExcluir
  2. A recuperação não e igual para todos, somente após o procedimento e a avaliação do exame de esforço que o medico poderá determinar em quanto tempo você poderá realizar suas atividades, eu ja estou libarado para o trabalho na verdade foi liberado para o trabalho em um mês, porém conheço um Rapaz que Fez o procedimento no mesmo Dia que eu e ainda nao foi liberado para atividades Fisicas.

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma passeoa da família que vai fazer esse exame.
    O problema e que queremos saber se ele pode beber?
    Caso beba o pode acontecer...

    ResponderExcluir
  4. Poderia me informar em qual hospital vc realizou este procedimento? Vou precisar fazer uma oblação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia , eu Nazi Pacheco dos Santos o meu problema de arritmia comecou quando estava com 39anos e passei por varios procedimento, que nao obtive bom resultados ,somente depois de alguns anos que conseguir pelo ajuda de muita oração o Universo (Budista) fazer no Hospital Sao Paulo esse procedimento em 2001, estou otima atualmente com 59anos, faco das suas palavras as minhas, estou otima Otimo Texto Parabens e tem que ser msis divilgsdo. Bjs

      Excluir
    2. obrigado nizii descobri que tenho arritia e estou muito nervoso e ancioso, vc me ajudou muito com seu comentario

      Excluir
    3. obrigado nizii descobri que tenho arritia e estou muito nervoso e ancioso, vc me ajudou muito com seu comentario

      Excluir
  5. Oi td bem pessoal?Eu fiz o ablação a 2 meses so que as vezes sinto falta de ar,não sei porque,vou passar no cardiologista novamente dia 26/01 quinta feira ,o meu ablação foi feito no hospital Bandeirantes com a Drª Fernanda e DrºGuilherme,o Laudo diz que foi um sucesso ,gloria Deus pq a ultima vez que tive taquicardia o meu coração foi de 300 batidas por minutos ,passei muito mal ,mas creio que estou curada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como e está escrito no post, eu fiz a minha já faz um tempinho, porém, em alguns dias sinto um falta de ar no peito e sinto meu coração queimar, já houve quadros em que senti um formigamento no braço, o local da cirurgia apresenta certos desconfortos devido a mudança de clima, porém depois da cirurgia apenas nos primeiros 3 meses que apresentei quadros espaçados de arritmia mais nada grave, segundo o médico isto era normal, com relação as crises de taquicardia posso dizer que estou curado, e com relação aos sintomas pós cirúrgicos o medico disse que cada paciente reage de uma forma

      Excluir
    2. Oi vc ainda sente esta falta de ar.. fiz ablação faz 7 dias estou sentindo tb, nada absurdo, mas chatinho. Falei com o médico ele disse que não tem relação com o que foi feito , mas sei lá... de qualquer forma as extrassistoles se foram graças a Deus

      Excluir
  6. Vera Lucia
    Fiz min ha ablação dia 25/01/2012,estou sentindo uma leve pressao do meu lado direito como se fosse uma dor apertada..estou preocupada,sera isto normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada caso e um caso, segundo meu médico o desconforto que eu sentia e a queimação eram normais, o medicamento indicado foi o Lisador gotas, acredito que você deve procurar seu cardiologista e relatar seus quadros

      Excluir
  7. Meu nome é Roberto, tenho estórico de arritmia há 11 anos, meu problema é devido a dilatação do atrio esquerdo provocado por uma estenose mitral. Tenho marcado a ablação para fazer no dia 06/03/12, mas os médicos dizem que o atrio do meu coração é grande 56mm e isto pode dificultar o bom resultado. Saberia me dizer de alguem que fez com atrio maior que o meu e deu certo? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade não tenho em mente qual era a dilatação do meu Atrio, os médicos disseram que isto poderia dificultar, porem a cirurgia foi um sucesso.

      Excluir
  8. Daniela eu Fiz a ablação em 07/02/2012 recente,as vezes sinto meu coração bater um pouco mas acelerado isso e normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero poder considerar você como uma amiga......
      Minha cara amiga Daniela, seguindo a pergunta da amiga Elzinha e sua acredito que a resposta seria a mesma


      Elzinha Jan 24, 2012 06:43 PM
      Oi td bem pessoal?Eu fiz o ablação a 2 meses so que as vezes sinto falta de ar,não sei porque,vou passar no cardiologista novamente dia 26/01 quinta feira ,o meu ablação foi feito no hospital Bandeirantes com a Drª Fernanda e DrºGuilherme,o Laudo diz que foi um sucesso ,gloria Deus pq a ultima vez que tive taquicardia o meu coração foi de 300 batidas por minutos ,passei muito mal ,mas creio que estou curada!
      ResponderExcluir
      Respostas

      Só Palavras?Feb 20, 2012 02:08 AM
      Como e está escrito no post, eu fiz a minha já faz um tempinho, porém, em alguns dias sinto um falta de ar no peito e sinto meu coração queimar, já houve quadros em que senti um formigamento no braço, o local da cirurgia apresenta certos desconfortos devido a mudança de clima, porém depois da cirurgia apenas nos primeiros 3 meses que apresentei quadros espaçados de arritmia mais nada grave, segundo o médico isto era normal, com relação as crises de taquicardia posso dizer que estou curado, e com relação aos sintomas pós cirúrgicos o medico disse que cada paciente reage de uma forma

      Excluir
  9. fiz ablação a oito dias e vou voltar ao medico quinta feira ao sair do hospital o medico disse que foi um sucesso graças a deus estou me sentindo muito bem devo voltar a trabalhar o mais breve possivel.

    ResponderExcluir
  10. Tenho vontade de fazer a ablação, mas ainda nao tive coragem. Tenho arritimias com pouca frequencia, em tormo de 8 a10 por ano. E um mal estar inesplicável, pois os batimentos são muito elevados, acima de 200bpm, em certas ocasioes chegam a 235bpm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caso é bem parecido, os médicos disseram que depois de certa idade essas crises não são bem toleradas e aconselham fazer a ablação. Não gostei muito da hipótese de ter que colocar um marcapasso caso dê algo errado. Alguém sabe de casos em que aconteceu isso?

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. gostaria que alguem me ajudasse tenho wolf parkinson white e preciso saber quanto custa esse procedimento , moro no nordeste e não confio muito na medicina daqui tenho algum dinheiro guardado e precisaria saber melhor quanto custa a internação e o procedimento de ablaçao para pder me preparar melhor por favor me ajudem estou quase entrando em desespero, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, tenho 23 anos e tbm tenho wolff parkindon white. Qnd tinha 17 fui submetida a ablacao, no início foi um sucesso, porém anos depois voltei a sentir as palpitações e acusou a arritmia nos exames, terei que refazer. Já dei entrada, estou aguardando a data da cirurgia. Fiz pelo convênio no Beneficência Portuguesa. Se vc n tem convênio vale a pena fazer pq cobre tds os gastos. A recuperação foi em uma semana. Alguém já fez e precisou refazer?

      Excluir
    2. Olá sou Tiago da Cidade de Fortaleza Ceará e eu possuía a wolff parkinson white em novembro de 2015 e fui curado por essa condição grave pelo Dr Almino Rocha (Arritmologista sem igual) no Hospital da Unimed Regional. De lá para cá em todos os exames que fiz a wolff não se manisfesta mais. Aconselho de verdade a procurar ele. Graças a Deus primeiramente, e a o Dr. Almino Rocha não voltoua wolff.

      Excluir
  13. Por favor, alguém poderia me dizer quanto custa aproximadamente o procedimento no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. eu perguntei ao meu cardiologista ele disse que e em torno de R$ 7.000.00
      no hospital Onofre lópis em natal-RN

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. gostaria de saber o preço da ablação, pois tenho um sobrinho de 12 anos q precisa fazer!ele tem wolf parkinson white!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andre, vc teve q pagar algo lá no incor...como foi este procedimento seu, sou do interior de Minas Gerais, abraço

      Excluir
  16. Olá, fiz a ablação a 15 dias, foram mais de 5 feixes anomalos, a cirurgia demouro 5 horas, só tenho a agradecer, depois da cirurgia o desconforto no peito é inevitável, e dores nos braços pernas e peito, após 5 dias ainda tinha a sensação de que iria fibrilar ou algo parecido, mas foi passando, hoje não sinto mais nada, aconselho a quem tem arritimia atrila e ventricular como no meu caso procurar o SUS do Incor, eles s~çao excelente... Grande Abraço a todos e saude para nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andre boa noite! Poderia me dizer como se sente hoje, depois de mais de 1 ano!? Obrigado, abraco!

      Excluir
    2. Olá Almir, tenho um amigo que está a quase um ano na fila do Dante e agora entrou na fila para triagem no INCOR, porém a primeira consulta para daqui a 4 meses, a dois anos ele foi diagnosticado sendo necessário a realização deste procedimento, anteriormente suas crises eram uma vez por mês ou cada 15 dias, hoje infelizmente é diária, toma mais de 15 medicações diferentes por dia e dorme em torno de 3 horas, pois quando seu corpo entra em descanso a crise ocorre. Já não sabemos mais a quem recorrer para realização deste procedimento. Você pode nos indicar nome do Dr. que realizou seu procedimento no Incor? Desde já agradeço.

      Excluir
  17. olá me chamo kassiane,eu vou passar pela ablacão no dia 14 de novembro,estou com medo...
    tenho sindrome de wolf parkinson white o meu medico achou melhor eu fazer a ablação,vou fazer com o dr jaco e uma equipe especializada sao otimos.moro no estado do rio de janeiro.
    eu sinto muita falta de ar,toda noite e a mesma coisa não sei o que e ter uma noite de sono boa a 3 anos,espero que depois a ablação eu possa viver normal.

    ResponderExcluir
  18. olá sou a aline evagelista vou fazer a cirurgia dia 11/03/2013 estou com medo.estou querendo ir a praia dia 27/03/2013 para comemora será que posso.trabalho muito mais meu esposo na nossa empresa timpanosom será que posso descansa rápido assim.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia sou Juliana fiz ablaçao dia 08/03 ja me sinto bem melhor a recuperaçao e muito rapido , nao sei se comum mas estou ansiosa por nao estar mais tomando o remedio acho que vou ficar com coraçao acelerado...alguem se sentiu inseguro assim tambem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc fez cirurgia pelo sus ou particular, poderia me responer pelo e-mail fuca79@bol.com.br
      agradeceria muuuito amiga, abração

      Excluir
    2. Ola Juliana, eu fiz minha segunda ablação em junho de 2013. A cirurgia em si foi tranquila o medico disse que foi um sucesso mas por tudo que passei nos ultimos anos sinto muito medo que a qualquer momento a arritmia voltar. As vezes sinto uma batida forte ( uma pancada ) mas nao acelera o coração essa sensação é horrível. Meu cardiologista disse que esta tudo normal e que nao preciso tomar remédios e nem tao pouco ficar preoculpada apenas ignorar. Agora so tenho que confiar em Deus. Se alguem quiser trocar esperiencia meu email christianacaldeira@hotmail.com.

      Excluir
    3. Ola Christina, me chamo Moisés e a seis meses fui diagnosticado com arritmia, mas só agora estou começando a tratar. Sei que essa é uma fase que VC já superou e provavelmente nem quer se lembrar disso, mas em seu comentário de ha dois anos VC disse que quem "quisesse trocar experiências...". Pois bem, aqui estou.
      Estou na fase de exames. Queria saber se essa é uma parte muito demorada?.? Obrigado!

      Excluir
  20. Fiz a ablação no dia 07/03, a recuperação realmente é muito rápida, porém ainda sinto os desconfortos da cirurgia, dor no peito, formigamento nas pernas, coração acelerado, mas julgo que tudo deve ser fruto do procedimento. Quanto a ansiedade Juliana também estou com essa expectativa de como será daqui pra frente, só que acho que ainda é cedo para nos preocuparmos com isso. Meu médico só vai dar alta definitiva depois de 1 mês.

    ResponderExcluir
  21. Nossa, fiz um ECG e ja estou lendo os resultados por conta propria antes de leva-lo ao medico q o pediu, mas estou enlouquecendo só de pensar!Gostaria de saber o valor desta cirurgia e se o SUS faz, sou do interior de MG, agradeço desde já amigos, e-mail, fuca79@bol.com.br

    ResponderExcluir
  22. minha fiha 14 anos fechamento de sopro, com protese, e arritimia as vezes aparecia , menos frequente, então fez ablação 4 meses após agora ela tem batimentos de 120 ao se levantar e caminhar, e 80 deitada, isso é normal?

    ResponderExcluir
  23. Ola.. Gostaria de saber se alguem depois da ablação continou sentindo extrassistoles por muito tempo? E tambem sinto como se o meu peito estivesse «pesado», apertado.

    ResponderExcluir
  24. credo mas que da medo da tb ja tive arritimia 2 vezes em 2000 e uma agora dia 21/03..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi marcos eu também sofro deste mal, eu fiz um ECG no momento da crise
      e deu traquicardia supra ventricular de QSR largo, o médico mim receitou um medicamento chama-se ritmonorm de 300 mg. tomo duas veses por dia junto com propanolol. mais vou faze uma ablação. aqui em natal custa 7.000.00

      Excluir
  25. vou fazer ablação na proxima terça-feira 11/6/2013 no hospital totalcor em sp. o medico é o dr esteban rivarola. fiquei confiante depois de ler os comentarios daqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é Bom este hospital TotalCor? Meu filho de 14 anos fará ablação neste hospital.

      Excluir
  26. Fiz ablação no INCOR dia 06/06/2013, pareço outro, deveria ter feito antes. Hj, após 12 dias, eu estarei liberado para 'namorar', e daqui 30 dias, para fazer caminhadas. Muito bom, não? Quem precisa, faça, vale muito a pena!

    ResponderExcluir
  27. Que bom encontrar esse blog. Eu tenho arritmia supraventricular e, no último ano, fiz quatro episódios de taquicardia ( acima de 200bpm). Foi-me indicado a ablação por quatro médicos. Vou fazê-la no próximo mês e, enquanto isso, estamos controlando com Verapamil. Ando super ansiosa e com um síndrome de pânico; medo de ter novamente - embora saiba que é benigna e só chata -,de ficar sozinha e medo também do procedimento. O médico me receitou um antidepressivo - Fluoxetina- para que meu humor melhore e fique mais segura.
    Alguém de vocês teve muita ansiedade e medo assim?
    Muito obrigada, desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Medo ansiedade e tudo mais que você puder descrever, depois de sair da mesa de cirurgia e só sorrisos e alegria, rola um pouco de raiva da gente mesmo por ter perdido muito tempo com medo e ansiedade.
      Bem os procedimentos são seguros e rápidos.

      Excluir
  28. Olá, estou com esse problema de palpitação desde ano passado, tomo Concardio 2,5mg, um comprimido de manha e outro a noite, um medico me indicou a ablação, mas a medica especialista quando viu meus exames falou que eu não tinha indicação, porem não posso ficar sem o remedio, e passo mal as vezes com o remedio, e nao posso fazer esforço que sinto mal estar, como eu insisti, ela marcou o procedimento pra dia 25/07, estou com medo, não sei se devo fazer, porque como nao apareceu nada nos exames, fico em duvida....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tenho 17 anos, passei por uma ablação e aconselho a todos pois é um procedimento bem tranquilo e eficaz ... durante a espera pela cirurgia tive um despertar espiritual através de Bíblia e Oração, pensei muito sobre mim a vida e tudo ... creio que arritmia cardíaca é uma doença psicossomática tanto que provei isso na cirurgia pois eu tinha vários pontos de arritmias e o médico só encontrou 1 nesse tempo eu tomava um comprido de ablok 50 de manhã e um de noite mas esta sempre passando mal .. com a cirugia isso passou e parei de tomar remédios...isso já fazem 5 meses .
      Mas a alguns dias as "extra sístoles" voltaram... voltei a tomar remédios meio ablok de manhã e 1 ancoron .. e meio ablok de noite.... e a me cuidar.. mas estou tranquila quanto a isso pois o médico já disse que problema de antes foi bem resolvido e que como sua muito ansiosa resolvendo a ansiedade as extra sístoles iram desaparecer ...e também não passo mal como antes é bem tranquilo ..um alivio em comparação a antes... Meu conselho é que vocês busquem se curar internamente e leem livros como a biblia ou caninos selvagens porque eles de dão pacientes ..essa doença é muito irritante ... mas tenham paciência e se o médico disse que precisam de ablação se submetam pois é procedimento muito tranquilo .. você dorme com a anestesia e acorda livre das malditas arritmias..

      Excluir
  29. Bom dia! Meu Pai Fez.uma.Ablaçao Segunda Feir O.batime.Ro.Dele.Estava 58 Ele.Ja Ia Receber.Alta, Passado.Dous DiasO Batimento.Voltou Para 140. E Agora O Que Twm.Q Ser.feito? Outra Ablaçao? Agradeç.
    Nubia Paes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe um período de cicatrização, os batimentos podem não ser controlados por completo até que esteja cicatrizado por completo, o médico deveria ter lhes falado sobre este período, procure novamente o médico

      Excluir
  30. Gastão Magalhães:
    Meu cardiologista alertou sobre um risco que ninguem comenta: o esofago situa-se muito perto do coração e pode ser afetado pela alta temperatura da ablação. Se isto ocorrer o óbito é irremediável.
    Colopam um termometro no esofago e mesm assim ocorreram óbitos por esse motivo.
    Gostaria da sua opinião.
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim esta possibilidade existe, todo procedimento cirúrgico possui riscos, bem eu quase morri, se não fosse chegar no hospital no momento exato eu teria morrido, existem casos que a cirurgia e indispensável, somente você e seu médico podem ter certeza sobre o necessidade de fazer a cirurgia, eu recomendo fazer!

      Excluir
  31. Meu nome é Paulo Elias Moro em Cuiabá MT,fiz ablação dia 31 de outubro e foi tranquilo. Os médicos disseram que foi um sucesso e o repouso de uma semana para dirigir. Estou tomando Ancoron 200 e Pradaxa por um período de 3 meses.Não tenho sentido nenhum incomodo. Indico ablação para quem tem arritmia.A minha dera fibrilação atrial paroxística.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual hospital você fez? Quais hospitais em Cuiabá esse procedimento?
      Se tu souber ou alguém souber responda ai por favor.

      Excluir
    2. EU FIZ HOSPITAL AMECOR,MAS FAZ EM OUTRO HOSPITAL TBM SÓ TEM UMA EQUIPE DE 3 MÉDICOS QUE FAZEM ESSE PROCEDIMENTO AQUI EM CUIABÁ,DR,HEBERT,DR RONALDO E JOSÉ LAGES TODOS DA MESMA EQUIPE. SUPER TRANQUILO SEM CONSEQUENCIAS.

      Excluir
    3. Vlw man. Moro em Rondônia e aqui não tem esse procedimento. Cuiabá é o estado mais próximo daqui que faz.
      Obrigadão mesmo, vou procurar sobre esses médicos.

      Excluir
    4. Oi Paulo...Vou fazer em Cuiabá com o dr lage , agora dia 6/06. Como vc está se sentindo? posso confiar . obrigado

      Excluir
  32. o telefone da clinica do dr Hebert é (65)33210304

    ResponderExcluir
  33. Ola pessoal boa tarde.. achei esse site procurando sobre a ablaçao..

    Infelizmente fui constado com sindrome Wolf.. horrivel.. porém estranho, ja que tinha palpitacoes como se fossem extra-ssistoles

    fui a 3 cardiologista 2 deles deram tudo NORMAL, o 3 deu algo e foi o wolf.. porém antes desse ultimo cardio, eu vivia normal a 2 anos na academia, e jogando bola normalmente, nunca senti palpitacao na academia mto menos jogando bola.. sentia palpitacao dps de comer, ou comer e deitar rapido, ou sentar .. ou me levantar torto enfim.. nunca deram nada nos exames..fiz o Ergometrico e tbm n deu nada, foi dar no HOLTER.. e a medica disse q era Wolf para nao se preucupar q tinha cura que era a ablaão e me fez tomar SOTALOL ate marcar a ablacao..

    Eh tranquilo essa cirurgia? cura msmo? eh mto perigoso? estou morrendo de medo..

    E a 2 meses estou com sindrome do panico por causa disso mesmo.. vou tomar remedios para controlar...

    Abg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá estou vendo sua pergunta sobre ablação,eu fiz dia 31 de outubro,as vezes ainda tenho algumas extrassistoles,mas ainda estou tomando Ancoron 200 por um período de 90 dias.Enquanto a ablação é bem tranquilo,a recuperação é bastante rápida...pode fazer tranquilo,as vezes é preciso repetir o procedimento,eu ainda não sei depois que parar de tomar o ancoron.Boa sorte.

      Excluir
  34. Fiz meu eletrofisiológico dia 23/12/13 e não apareceu nada de anormal, oque é estranho pois tinha episódios como 38 a 150 bpm em repouso, pressão 140/37 , 60/40 a 170bpm, 180/173, 245/130...e por aí vai, sendo que o meu normal é 120/80!!! Não aparece nada nos exames tanto ergométrico, ecodopler, ressonância, nada...anatomia e elétrica normal, sem obstrucao de vasos, raramente aparecia uma extra sístole no ECG, após o exame...segui com as arritmias violentíssimas(piores), pois já que nada foi detectado nele...não foi necessário cauterização, fora isso só muita dor na região da virilha...só que da outra perna!!! Mas quem puder fazer... eu aconselho, pois o paciente ao meu lado fez e percebeu melhora imediata, o procedimento foi mais que tranquilo, eu só não tive sorte de achar a origem do meu problema!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Rafael sou Roberto, minha esposa fez o exame e os médicos tmb não encontraram a via anômala, gostaria de saber se vc já resolveu se vc fez novamente.robertoemily@yahoo.com.br se vc ou alguem puder me responder agradeço muito.

      Excluir
  35. Vcs que fizeram ablaçoes, qual de vcs fizeram pelo SUS?? e quem fez particular qual foi o valor??

    ResponderExcluir
  36. Pessoal realizei meu procedimento.. em 12.12.13, foi tranquilo nao tive maiores problemas, porém até hoje ainda sinto palpitacoes quase 2 meses apos a ablacao, até onde é normal isso? eh raro mais as vezez sinto um batimento mais forte... tp tum tum TUM ...tum tumtum, refiz todos meus exames apos a ablacao, e o WOLF nao foi diagnosticado neles fui curado, realmente senti uma melhora de 80%.. pois n sinto mais taquicardia, as vezes nem sinto bater meu coracao.. antes sentia em qualquer momento ou lugar, porem oq me deixa com "medo" sao as malditas palpitacoes, os pulos maiores... voces que fizeram ablacao tem ou tiveram palpitacao ate qnd??? meu medico disse q ate 3 meses era normal sentir algo, porque é algo mto sensive...

    Abros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Poderia me dizer como se sente após um ano passado? agradeço muito. arenaro@gmail.com. Obrigado.

      Excluir
  37. minha irma vai fazer ablaçao dia 29/04/2014 em são paulo gostaria de saber se posso
    trazer ela de carro pra campinas apos a alta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lucila gostaria de saber em que hospital ela ira realizar a ablacao

      Excluir
    2. e tambem saber se voce conheça algum medico que faca ablacao em campinas que seja confiavel

      Excluir
  38. Ola....fiz ablaçao agora 29/04/14....dois dias depois estou sentindo extrassistoles isoladas....acho q é normal....mas aconselho a fazerem...não só pela melhora fisiológica mas tbm pela psicológica....abcs

    ResponderExcluir
  39. nossa gente, estou enfrentando muitas dificuldades p minha ablação, descobri q tinha a 4 anos desde então fui ao medico e entrei na fila de espera em um hospital publico onde morava, e atualmente estou morando no RJ a 4 meses p tentar fazer por aqui, mas também estou tentando por SP, só que nos dois lugares está sendo muito demorado pois a espera de uma consulta p outra são de meses, alguém pode me da uma luz. meu E-mail se puderem por favor ( andrea.fritz1986@gmail.com )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde de que fui diagnosticada ate eu operar foram 4 anos tmb. Fiz o procedimento do Dante Pazzanezi em SP

      Excluir
  40. Olá, acho que minha filha irá passar por esse processo de ablação, queria saber se esses eletrodos ficam no coração para sempre ou apenas induzem o correto funcionamento do mesmo
    Augusto Neto Belém PA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os eletrodos são retirados, na realidade imagine que os eletrodos nada mais são do que cateteres

      Excluir
  41. Eu tenho wolf, e fiz ablação ano passado, porem, os médicos não terminaram o procedimento pelo fato da via normal estar muito próximo da via anormal e corria o risco de colocar marca - passo. Oq voces recomendam fazer? Existe algum método em que consiga êxito sem a necessidade de colocar o marca - passo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, tudo bem?
      Eu fiz ao todo 5 ablações, sendo que última foi no dia 03/07/2015.
      Inicialmente tinha wolf, o mesmo caso que o seu. Havia feito no Hospital Nipo e não tive sucesso com risco de marca-passo. Depois fiz 2 no INCOR e a médica desistiu, falou que o risco de marca-passo era alto, porém, os remédios não conseguiam controlar.
      Fui até o HCOR com a equipe do Dr. Pachon, eles são muito bons, muito mesmo! Fiz a primeira para mapear. Eles chegaram a conclusão de que o procedimento para Wolf havia dado certo e fizeram vários testes, porém, ao final do procedimento tive outra arritmia e eles perceberam que se tratava de Fibrilação atrial (também).
      Relizei o último procedimento por um técnica diferente, eles usam mais cateters para conseguir agir do lado esquerdo do coração também e agora estou esperando para saber o resultado. O próprio Dr. Pachon participou da minha cirurgia e todos acreditam que foi um sucesso. Estou sem tomar remédio e me sentindo muito melhor. De todos os hospitais e médicos que fui nenhum se compara ao HCor. Acho que para o tratamento de arritmia eles são os melhores. O Dr. Pachon e sua equipe tem uma técnica diferente, que eles mesmo descobriram (foi o que eu li na internet). O meu médico, Dr. Zerpa, atende convênio, mas em todo caso acho que vale apena mesmo que tenha pagar.

      Boa sorte.

      Excluir
    2. Olá!
      Preciso de uma informação:
      Vc gostou de toda a equipe ou aconselha agendar com o próprio Dr. Pachon??? Gostou do Dr. Zerpa?
      Liguei lá p marcar com Dr. Pachon e só têm horário para março de 2016.
      Entrei em lista de espera e me aconselharam marcar com outro médico da equipe dele o Dr.Juan Carlos Pachon, conheceu ele???

      Excluir
    3. Olá!
      Preciso de uma informação:
      Vc gostou de toda a equipe ou aconselha agendar com o próprio Dr. Pachon??? Gostou do Dr. Zerpa?
      Liguei lá p marcar com Dr. Pachon e só têm horário para março de 2016.
      Entrei em lista de espera e me aconselharam marcar com outro médico da equipe dele o Dr.Juan Carlos Pachon, conheceu ele???

      Excluir
  42. Tenho arritmia fiz um teste ergométrico e foi constatado uma FA ,fiz com o remédio Sotalol de 160 tomo meio de manhã e de noite.Um médico me recomendou um exame eletrofisiológico ainda não fiz pois fui a um 4 cardiologista ele disse que eu não preciso.Antes de tomar Sotalol passava muito mal.Agora melhorei bastante ,consigo cuidar da minha casa ,do meu filho e do meu marido e pretendo voltar a trabalhar em 2015 .Antes que eu esqueça amei o blog.Bjs

    ResponderExcluir
  43. Fiz uma ablação no último dia 09/05/2015 e foi um sucesso graças a Deus !!
    Indico a fazer sim... pois ao ler os comentários deparei-me com a sensação da maioria, como ansiedade, medo e parece que ninguém consegue entender realmente a sensação horrível da taquicardia e da insegurança em tê-la.
    Chegava ao cúmulo de viajar e ficar acompanhando as placas de hospitais nas estradas, para verificar se caso eu tivesse taquiardia qual era o hospital mais próximo, se da cidade que passou ou a que estava por vir... isso é vida ? mas como o ser humano se acostuma com tudo, acabei acostumando com estas "neuras"... voar de avião ? nem pensar, fiz até acompanhamento com psicóloga de tantos medos que eu tinha e o pior sem saber que tinha CURA esta arritmia...
    Façam o procedimento e quanto a risco ? Até sair de casa temos risco, mas pelo menos posso falar que os funcionários e médicos do HCOR em SP são muito profissionais e não avançaria o procedimento caso sintam que pode haver risco...
    FELICIDADES e fé em Deus sempre !!!

    ResponderExcluir
  44. Fiz Ablação e meu coração só fica entre 110bpm e 115 BPM sensação horrível alguém passou por isso

    ResponderExcluir
  45. Fiz Ablação e meu coração só fica entre 110bpm e 115 BPM sensação horrível alguém passou por isso

    ResponderExcluir
  46. Alguém aqui de Belém Pa? Parece que vou precisar fazer esse procedimento também, queria saber se alguém de Belém já fez, onde fez e com qual médico? Tenho arritmia desde bem pequena, mas agora tem piorado bastante....

    ResponderExcluir
  47. Olá, alguém saberia me dizer onde se faz estudo eletrofisiológico no Rio de Janeiro pelo SUS???

    ResponderExcluir
  48. Olá, alguém saberia me dizer onde se faz estudo eletrofisiológico no Rio de Janeiro pelo SUS???

    ResponderExcluir
  49. Tenho plano de saude credenciado ao HCOR. Então, gostaria de saber é pago a equipe médica de Dr. Pachon pelo procedimento no HCOR? Já q ele ñ tem convênio com plano de saúde.

    ResponderExcluir
  50. Conheçam meu blog e saibam como é convier com esse problema de fibrilação atrial. http://blogdofibrilado.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  51. Bom dia
    Tenho uma filha de 09 anos e ela vai fazer esse procedimento. O engraçado que nunca apresentou nenhum sintomas. Do a menina estava no celular começou sentir muita falta de ar e os batimento cardíaco 135 140 nossa terrível. Levei ela no cardiopediatria e ele vai fazer esse exame Estudo Eletrofisiológico,porque ela fez o Holter e não deu nada mais no eco deu uma alteração. Estou mais confiante agora depois de ler todos esses comentários que Deus abençoe a todos e que ele venha ser refúgio e fortaleza segundo sua palavra para todos nos. Irei marcar agora dia 19/02/16 a cirurgia no hospital pequeno príncipe Dr Otávio e sua equipe que irá fazer o procedimento.

    ResponderExcluir
  52. Bom dia
    Tenho uma filha de 09 anos e ela vai fazer esse procedimento. O engraçado que nunca apresentou nenhum sintomas. Do a menina estava no celular começou sentir muita falta de ar e os batimento cardíaco 135 140 nossa terrível. Levei ela no cardiopediatria e ele vai fazer esse exame Estudo Eletrofisiológico,porque ela fez o Holter e não deu nada mais no eco deu uma alteração. Estou mais confiante agora depois de ler todos esses comentários que Deus abençoe a todos e que ele venha ser refúgio e fortaleza segundo sua palavra para todos nos. Irei marcar agora dia 19/02/16 a cirurgia no hospital pequeno príncipe Dr Otávio e sua equipe que irá fazer o procedimento.

    ResponderExcluir
  53. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  54. Gente eu também,fiz uma ablaçao nesta sexta feira correu tudo bem,sentia meu coração acelerado desde que minha filha tinha 3 meses de idade hoje ela tem 25 anos tinha esse problema e não sabia o que era depois de uns anos para cá descobri que eu tinha arritmia cardiaca supra ventrícula ou taquecardia estava dando frequentemente nesta duas semana, tive mas outra crise então resolvi procurá um especialista no caso Doutor Edivaldo Xavier especialista em arritmia cardíaca,Medico da Santa Casa de Misericórdia de Maceió Alagoas, onde ele mim replicou como era o procedimento,que eu não mim preocupase que ia dar tudo bem,graça a Deus deu tudo certo, estou no repouso de 4 dias depois retorno ao meu travalho.

    ResponderExcluir
  55. Gente eu também,fiz uma ablaçao nesta sexta feira correu tudo bem,sentia meu coração acelerado desde que minha filha tinha 3 meses de idade hoje ela tem 25 anos tinha esse problema e não sabia o que era depois de uns anos para cá descobri que eu tinha arritmia cardiaca supra ventrícula ou taquecardia estava dando frequentemente nesta duas semana, tive mas outra crise então resolvi procurá um especialista no caso Doutor Edivaldo Xavier especialista em arritmia cardíaca,Medico da Santa Casa de Misericórdia de Maceió Alagoas, onde ele mim replicou como era o procedimento,que eu não mim preocupase que ia dar tudo bem,graça a Deus deu tudo certo, estou no repouso de 4 dias depois retorno ao meu travalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia Janyeire como vc esta hj? acredito q vou ter q fazer tb

      Excluir
    2. bom dia Janyeire como vc esta hj? acredito q vou ter q fazer tb

      Excluir
  56. Meu filho fará o procedimento de Ablação, pois é portador da Síndrome de Wolff Parkinson Write.
    Qual será o meljor hospital Hcor ou TotalCor?

    ResponderExcluir
  57. Eu não conheço o totalcor, mas o hcor foi onde fiz a ablacao, é excepcional, profissionais de alto nível, recomendo

    ResponderExcluir
  58. Boa noite alguém aqui ja foi encaminhado ao Incor via Sus? Como foi este encaminhamento? Qual o tempo de espera? Grato.

    ResponderExcluir
  59. Oi, tenho 18 anos, e tenho umas 3 taquicardias ao ano, meu cardiologista me indicou a ablação, pois os batimentos chegam a 230 por minutos normalmente, e é uma sensação horrível quando tenho . Eu nunca sei quando vou ter, fico muito apreensiva e com medo, a última vez estava na missa,quando vou viajar pra algum lugar, já procuro me informar aonde tem uma unidade médica mais próxima. Gostaria de saber se alguém que tem taquicardia com menos frequência ao ano, indica o procedimento e como foi após o procedimento.
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marilia, se vc tem a oportunidade de fazer esse procedimento, sugiro que faça. Arritmias te limitam e são, como posso dizer?!... destruidores do nosso psicológico. Certamente é a melhor e mais definitiva solução.

      Excluir
    2. Olá Moisés graças a Deus o meu plano de saúde me da a oportunidade de fazer o procedimento sem custo algum.. Está tudo sendo encaminhado para fazer a ablação. Obrigada!

      Excluir
    3. Olá Marilia, você fez a ablação ? Deu tudo certo ? Quero te dizer que fiz e foi uma das melhores coisas que já fiz ... a liberdade desta sensação não tem preço... a semana passada, depois de um ano fui no cardiologista para a última consulta e alta definitiva... ele até comentou: vc ficou por 22 anos com este problema e em meio período foi curada !!! Recomendo, meu depoimento está logo acima !!! Deus te abençoe...

      Excluir
    4. Silene ainda não fiz o procedimento, minha ablação será feita no próximo mês graças a Deus, quando estiver de férias da faculdade! Muito Obrigada!

      Excluir
    5. Bom dia, o máximo que meus batimentos cardíacos chegaram foi a 222 por minuto, tenho taquicardia todos os dias, parada fica a cento e poucos por minuto, a qualquer movimento ele acelera bem mais, é muito desconfortável e dói muito. Fico com a sensação de não ter ar o suficiente, tontura e exaustão sempre, pois o coração está correndo uma maratona, mesmo que eu esteja parada. Também estou com suspeita de arritmia e farei o procedimento. Gostaria de saber quanto custa, pois não tenho convênio e já terei que fazer um exame chamado Holter, de R$400.

      Excluir
  60. Olá fiz minha ablação a exatamente uma semana, mas sinto um incomodo no. Meio do peito as vezes quando vou comer, no momento de engolir os alimentos, alguém que já fez, sabe se é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo como está? Provavelmente já não precisa da minha informação, mas só agora vi a sua mensagem...mas pode ser que sirva para ajudar alguém .Eu acompanhei uma amiga que fez ontem uma ablação e que também referiu dores no peito ao engolir.A médica explicou-lhe que o esófago está muito perto da aurícula direita e que, durante o procedimento, quando o médico aplica o calor na ponta do catéter para fazer a coagulação dos focos que originam as arritmias, o esófago também sofre com o calor e pode ficar inflamado.Recomendou-lhe que tivesse muito cuidado com a alimentação. Deveria comer uma dieta mole e fria, mastigar bem e devagar, não beber álcool nem comer alimentos ácidos ou picantes, nem fumar..Deveria ainda tomar pelo menos durante um mês um protector gástrico ( Pantoprazol). Não comer muito à noite e não fazer esforços, nem se dobrar depois de comer para evitar o refluxo gástrico ácido que pode provocar lesões graves no esófago.
      Desejo as suas melhoras e tudo de Bom.


      Excluir
  61. Olá, fiz minha ablação no final desde mês (abril) minha recuperação está sendo no porém ainda sinto umas dores do peito quando faço algum movimento mais bruscos, ex: levantar da cama rápido. Será que isso faz parte é normal?

    ResponderExcluir
  62. Olá, fiz minha ablação no final desde mês (abril) minha recuperação está sendo no porém ainda sinto umas dores do peito quando faço algum movimento mais bruscos, ex: levantar da cama rápido. Será que isso faz parte é normal?

    ResponderExcluir
  63. Olá Ewerton,eu tambem fiz ablação e após 3 dias comecei a sentir umas fisgadas no esfofago que passa para as costas próximo a coluna e depois vai para parte mais baixas das costelas do lado esquerdo que sinto até mesmo quando respiro forte,pelo que eu lei estou com o esofago inflamado pelo fato de estar procedendo de maneira após as refeições,chegando até um queimor no peito.Insista perguntando que a turma deve ter respostas.

    ResponderExcluir
  64. Preciso fazer e tenho muito medo . Corro risco d morte ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada disso! É simples, mas requer competencia dos medicos, como toda cirurgia! Fiz e estou aqui vivinho!

      Excluir
  65. Preciso fazer e tenho muito medo . Corro risco d morte ?

    ResponderExcluir
  66. Boa noite à todos!
    Diz esse procedimento de ablacao faz 19 dias , estou me sentindo melhor sem aquelas arritmias constantes, mas depois da cirurgia até no dia de hoje sinto falta de ar, cansaço e queimação no peito! Isso é normal??? Alguém pode me responder se já aconteceu isso, pois trabalho com telemarketing e meu fôlego está curto, sentindo falta de ar! Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  67. Boa noite à todos!
    Diz esse procedimento de ablacao faz 19 dias , estou me sentindo melhor sem aquelas arritmias constantes, mas depois da cirurgia até no dia de hoje sinto falta de ar, cansaço e queimação no peito! Isso é normal??? Alguém pode me responder se já aconteceu isso, pois trabalho com telemarketing e meu fôlego está curto, sentindo falta de ar! Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  68. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  69. Vou fazer uma ablação, alguém me pode dizer qt tempo demora e qt tempo tenho de ficar em repouso até voltar ao trabalho? Obrigada

    ResponderExcluir
  70. Olá Maria José , tenho 18 anos , fiz minha ablação ontem de manhã , e já tive alta hoje de manhã , tinha 3 focos de arritmias , eu não tinha constantemente , mais ou menos de 3 a 6 meses , mas eram altíssimos os batimentos , 230bpm.. Eu estou me recuperando muito rápido , estou comendo normalmente , vou ficar afastada do trabalho 4 dias , não senti nada do que as pessoas falaram aqui, nem falta de ar, nem nada, mas pode ser por que eu não tinha constantemente , mas pra quem precisa eu indico , pois a qualidade de vida com certeza é melhor , daqui uns 15 dias não preciso mais me preocupar tanto em viagens , em fazer esforços .. Me sinto bem tranquila , o curativo é bem simples , pois há somente um buraquinho mínimo na perna direita , quase não se vê. Na hora do procedimento eu fiquei uns 30 minutos acordada quando provocaram a arritmia pra poder saber onde estavam os focos, depois fiquei cerca de 1h adormecida pois era a hora mais dolorosa que teria que " aplicar a frequência sobre os focos ". Estou muito feliz , graças a Deus deu tudo certo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Era para ter feito ontem, mas por uns problemas relativamente ao hospital ficou adiada... Volto no dia 24 de Agosto para fazer e já vou mais descansada... Mais uma vez obrigada!! Depois conto como correu a minha experiência!

      Excluir
    2. Infelizmente depois de 1 mês do procedimento, tive arritmia novamente , o que era quase impossível , pois o médico deu 90% de cura, voltei no médico e ele me pediu pra esperar os 6 meses de cicatrização. Ele disse que de 250 pacientes, fui a quarta a voltar a ter. Mas aconselho a tomarem o remédio corretamente logo após o procedimento, pois eu parei de tomar o remédio com consentimento do médico, porque estava alterando muito minha pressão, que eu tenho muito baixa. Agora estou tomando outro, que me adaptei muito mais. E entreguei nas mãos de Deus, que os 6 meses de cicatrização seja o tempo para ele me curar !

      Excluir
  71. O cardiologista disse que estou com arritmia supraventricular e me encaminhou pra Hcor pra fazer ABLAÇÃO ... sei que pelo SUS é muito demorado pois tenho tido crises e desmaios gostaria de saber quanto custa pra fazer particular e onde ? Sou de Mairiporã SP OBRIGADO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iara, meu procedimento foi feito com doutor Marcos Garcia de Taubaté SP, porém não tive custo algum, pois ele aceita meu plano de saúde sabesprev, ele também aceita o plano de saúde unimed, agora não sei quanto seria particular.. Quando eu fui ver o preço com outro cardiologista, só o honorário do médico era entre 8 mil e 10 mil, já a ablação seria de acordo com o preço do hospital.

      Excluir
    2. O doutor Eduardo Costa de São José dos Campos também aceita planos de saúde, como unimed, e indico os dois, ótimos profissionais.

      Excluir
  72. O cardiologista disse que estou com arritmia supraventricular e me encaminhou pra Hcor pra fazer ABLAÇÃO ... sei que pelo SUS é muito demorado pois tenho tido crises e desmaios gostaria de saber quanto custa pra fazer particular e onde ? Sou de Mairiporã SP OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  73. O cardiologista disse que estou com arritmia supraventricular e me encaminhou pra Hcor pra fazer ABLAÇÃO ... sei que pelo SUS é muito demorado pois tenho tido crises e desmaios gostaria de saber quanto custa pra fazer particular e onde ? Sou de Mairiporã SP OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  74. Ola... passei no dia 19/07/2016 por uma arritima que elevou meus batimentos a 330 com inicio de parada cardíaca onde tive que ser chocado (desfribilador). Ontem dia 15/08/2016 realizei minha ablação, foi constatado wpw achado e queimado a via acessora com radiofrequência e neste momento estou recebendo alta do hospital. Fiquei ate a data do procedimento muito nervoso porem desnecessário, equipe profissional e sabem bem o que fazem. Conforme o médico foi um sucesso e com certeza Deus estava comigo o tempo todo. DR. MARCIO PRADO Hospital El Kadre, ala ANGIOCOR em Campo Grande MS

    ResponderExcluir
  75. olá alguem sabe me informar qual o preço do estudo eletrofisiologico, e da ablação pois preciso fazer e não tenho convenio. agradeço qualquer informação.

    ResponderExcluir
  76. olá alguem sabe me informar qual o preço do estudo eletrofisiologico, e da ablação pois preciso fazer e não tenho convenio. agradeço qualquer informação.

    ResponderExcluir
  77. Fiz com o Dr.Andre Ávila do hospital SOS Cardio aqui em Florianópolis em junho de 2015 excelente médico nessa área.Fiquei após cirurgia com os batimentos altos mas controlados com remédio e após 6 meses prazo dado para total cicatrização dos nervos.Agora nao tomo nenhum medicamento e estou otima .Recomendo

    ResponderExcluir
  78. Fiz com o Dr.Andre Ávila do hospital SOS Cardio aqui em Florianópolis em junho de 2015 excelente médico nessa área.Fiquei após cirurgia com os batimentos altos mas controlados com remédio e após 6 meses prazo dado para total cicatrização dos nervos.Agora nao tomo nenhum medicamento e estou otima .Recomendo

    ResponderExcluir
  79. Fiz com o Dr.Andre Ávila do hospital SOS Cardio aqui em Florianópolis em junho de 2015 excelente médico nessa área.Fiquei após cirurgia com os batimentos altos mas controlados com remédio e após 6 meses prazo dado para total cicatrização dos nervos.Agora nao tomo nenhum medicamento e estou otima .Recomendo

    ResponderExcluir
  80. Olá boa noite fiz ablação depois de 7 dias. virilha fica doendo quando ando estou preocupado pode me ajudar

    ResponderExcluir
  81. ola bom dia a todos meu nome e rodrigo, fiz o prosedimento em janeiro de 2015 mas ata hoje fico um pouco cansado e meus batimentos ficam emtre 50 no minimo e 65 e cinco no maximo, alguem se sente assim deposis da cirurgia?

    ResponderExcluir
  82. ola bom dia a todos meu nome e rodrigo, fiz o prosedimento em janeiro de 2015 mas ata hoje fico um pouco cansado e meus batimentos ficam emtre 50 no minimo e 65 e cinco no maximo, alguem se sente assim deposis da cirurgia?

    ResponderExcluir
  83. Gostaria de deixar registrado minha experiência. Descobri que era portado de wpw, me senti mal trabalhando e procurei um cardiologista que de pronto me recomendou a ablação.

    Realizei a ablação no Hospital Socimed em Tubarão-SC com a equipe do Dr. Carlos Kalil de Porto Alegre - RS.
    Ótimo médico, referência no pais, recomendo a todos que quiserem ter uma ablação bem sucedida.

    Fiz uma ablação no dia 19/09/2016, estava muito ancioso e nervoso, mas hoje vejo como é desnecessário, o procedimento é muito tranquilo e indolor, que não é considerado no meio médico como cirurgia, mas sim como um exame.
    Minha ablação não teve sucesso devido ao local da via acessória ser de difícil acesso, posterior esquerda, necessitando de um catéter diferenciado para o procedimento.

    Refiz a ablação novamente no dia 25/10/2016 desta vez com o catéter diferente, via punção transseptal e novamente foi muito tranquilo. Dormi antes do procedimento e quando acordei, tive a maior e melhor notícia da minha vida: Você está curado! Foi um sucesso!

    Tive alta no dia 27/10/2016 e já estava andando por tudo! não tive sequer hematomas no local das punções, recuperação excelente!
    Já tive consulta com um cardiologista, fiz ecocardio e eletro e graças a Deus a cura foi confirmada.

    As vezes sinto um pouco de falta de ar tipo, não consigo respirar fundo, ou até mesmo o coração acelera as vezes, depois volta ao normal, mas segundo o médico, isso é normal após o procedimento e pode perdurar por algum tempo até total regeneração do local onde foi feita a ablação.

    Por ora era só. Daqui a umas 3 a 4 semanas estarei escrevendo novamente para relatar se houve melhora nos sintomas, mas me sinto curado, tranquilo e recomendo a quem puder fazer a ablação, que assim faça para poder viver tranquilo novamente.

    Se alguém for da região sul de SC,recomendo consulta com o cardiologista Dr Gustavo Viana de Criciúma/SC, o mesmo é ótimo e faz os encaminhamentos necessários para a ablação.

    Abraço a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme!
      Favor registrar aqui sua experiência com o procedimento realizado, o resultado e sua recuperação, pois servirá de balizamento para minha tomada de decisão, já que meu médico me recomenda uma ablação para corrigir a taquicardia que me acompanha.
      Obrigado

      Excluir
    2. Não pesnse duas vezes. Faça a ablação! Voce vai dormir bem antes de começar o procedimento. Totalmente indolor e quando acordar, vai estar curado indo para o quarto e tendo alta no dia seguinte. A mudança de vida e o resultado é imediato.
      Fazem cinco meses que fiz a minha, as palpitações já sumiram e hoje pratico esportes e levo uma vida normal graças a Deus.
      Boa sorte!

      Excluir
  84. Bom dia! Oi pessoal, minha mãe ira fazer o estudo eletrofisiológico e a ablaçao no Hospital Santa Virginia/SP, nos moramos em Minas Gerais e queira saber quantos dias se fica no hospital depois da cirurgia, ela tem pressão alta e gastrite isso será q faz fica mais perigoso? e Alguém conhece este hospital, estamos mto apreensivos, medo, mas confiantes em Deus.

    ResponderExcluir
  85. ola vou fazer minha ablação segunda feira agora 05/12/16 estou ancioso pois já desisti de ua na mesa do centro cirúrgico e agora estou sendo acompanhado por um medico muito competente é tranquilo estou com fé que tudo vai da certo abraço a todos depois de fazer estarei passando a minha experiência sobre a ablação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal acabei de fazer minha Ablação ,nossa mto tranquilo mesmo dessa vez a equipe de médicos e enfermeiros estão de parabéns e mto rápido tbm a hora que vc acorda já terminou! Quem tem que fazer pode fazer sem medo!

      Excluir
    2. Quanto custou?pf me responda onde vc fez? Como se sente?

      Excluir
  86. Boa noite pessoal,
    Vou fazer ablação dia 15/12 e estou com muito medo, pois me disseram que preciso ficar acordada. Queria pelo menos dormir na hora do procedimento, alguem dormiu?

    ResponderExcluir
  87. :( fui há médicos que não levam a profissão profissão sério, me diziam "vc não está doente, vc está apaiconada"... outros só me passam remedinhos, e já cansei de fazer holter meus pais acabaram acreditando pois fui em uma médica do SIRIO LIBANÊS e ela só me passou remédio, e dizendo que isso era ansiedade. Eu sinto que vou morrer, infelizmente ainda não tenho emprego, mas tenho medo de que seja tarde demais até juntar dinheiro para uma cirurgia dessas .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paola, fui em vários cardiologistas, fiz todos os exames possíveis e imagináveis e não dava nada. Eu me exercitava e passava mal, desmaiava, sentia tonturas, cansaço, falta de ar... chegava nos hospitais, até ressonância faziam e não dava nada. Dois cardiologistas me encaminharam para um Psiquiatra porque diziam que eu estava com síndrome do pânico. Até que um dia do nada, tomando café meu coração começou a acelerar e eu corri para o pronto socorro, meus batimentos estava a 300bpm. Infelizmente isso só pode ser diagnóstica no momento da arritmia. Fiz a ablação pelo convênio que eu já possuía, não vi nada porque tava muito nervosa e tiveram que me cedar. Hoje tem um pouco mais de um mês que fiz o procedimento, mas ainda não voltei a vida normal porque estou em pânico com medo que dê de novo. Vou precisar fazer um acompanhamento psicológico porque adquiri uma espécie de "pânico pós trauma", isso tem me impedido de fazer esforço físico, apesar de receber um diagnóstico de cura, eu ainda tenho palpitações, dor no peito, na virinha, falta de ar e estou como a maioria aqui, esperando passar três meses.

      Excluir
  88. Olá Paola, entendo sua angústia, eu também fui diagnosticada várias vezes como ansiedade, mas somente foi detectado o problema que levasse a ablação quando consegui fazer um eletrocardiograma no momento que estava com a arritmia. Fiz o procedimento por convênio, portanto não sei o valor, no HCOR Unidade Paraíso (setor de arritmia - Dr. Felipe). Excelente equipe. Ligue para saber custos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silene, boa tarde
      Eu estou em tratamento de arritmia mas terei que fazer o procedimento. Qual o seu plano de saude? Por que o Sulamerica eles não aceitam, apenas com reembolso.
      Obrigada

      Excluir
  89. Paola veja também meu relato acima no dia 19/05/2015. Fico a disposição para qq esclarecimento.

    ResponderExcluir
  90. Paola outra coisa, meu marido também tinha arritmia com a sensação de morte, mas o problema dele era síndrome do pânico. Então é um problema que deverá ser investigado. Ele foi diagnosticado pelo um cardiologista e após fez tratamento com psiquiatra. Eu também faço acompanhamento com psiquiatra para a ansiedade, pois acho que a arritmia que eu tinha me levou a desencadear a ansiedade e hj faço tratamento. Mas estamos ótimos graças a Deus, eu e meu marido.

    ResponderExcluir
  91. Olá Paola fiz pelo meu convênio é trabalho em uma empresa de plano de saúde hoje esse procedimento custa em volta de 35 mil reais, hoje faz 10 dias que fiz o procedimento é exatamente hoje senti mto extras sístole mais o médico disse que é normal que está cicatrizando, passou propafrnona de 12 /12 horas

    ResponderExcluir
  92. Ola, ai fiz ablacao a cibco dias mas sinto algumas.palpitacoes, elaa estao diminuindi ao longo do período. Mas será que vai persistir, ou não deu certo? O médico disse que é normal do pos mas enfim, dá medo ne de voltar :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal esses sintomas. Fiz meu procedimento há quase 2 meses e já diminuiu bastante.

      Excluir
  93. Faz quase um mês que passei mal e fui diagnosticada com tpsv, dei entrada no hospital com f.c 187. O médico da emergência passou atenolol uma vez ao dia e indicou a ablação, mas fui tbm ao cardio da minha família que é especialista em arritmia e que trouxe o procedimento para São Luis isso em 1997. Mas mesmo assim tenho muito medo de sair só e passar mal e mais medo de fazer a ablação, tenho medo de morrer no procedimento e deixar meu filho de 3 anos. Nessa sexta será meu retorno ao cardio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabella, eu também tinha, só pensava no meu filho que tem 9 anos. No dia do meu procedimento foi terrível porque tive uma crise de choro já no centro cirúrgico com medo de morrer. Todos tentavam me acalmar, logo fui sedada e não vi nada. Recomendo sempre esse procedimento, só te sugiro que se você toma anticoncepcional que pare de tomar, isso não foi nem o cardiologista quem pediu pra que eu parasse, foi a ginecologista. Tenha fé porque é um procedimento seguro e a nossa qualidade de vida muda bastante. Ontem andei de bicicleta com meu filho e tá sendo libertador pra mim ter feito esse procedimento. Fica com Deus!

      Excluir
  94. Faz quase um mês que passei mal e fui diagnosticada com tpsv, dei entrada no hospital com f.c 187. O médico da emergência passou atenolol uma vez ao dia e indicou a ablação, mas fui tbm ao cardio da minha família que é especialista em arritmia e que trouxe o procedimento para São Luis isso em 1997. Mas mesmo assim tenho muito medo de sair só e passar mal e mais medo de fazer a ablação, tenho medo de morrer no procedimento e deixar meu filho de 3 anos. Nessa sexta será meu retorno ao cardio.

    ResponderExcluir
  95. Pessoal,
    Estou com a ablação marcada para o dia 25/01/17, tudo com cobertura do plano de saúde. Será no Vitória Apart Hospital, com o Dr. Erick Sessa Merçon, cardiologista especialista em arritmias.
    Meu caso é de Taquicardia Paroxística Supraventricular, com poucas crises.
    Estou tranquilo para a realização do procedimento, e confiante que dará tudo certo.
    Nos próximos dias publicarei o resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o mesmo caso que o meu. Vai dar tudo certo sim. Deus no comando!

      Excluir
    2. A minha marcada pra essa terça-feira, dia 07/02. Confesso que estou apavorada. Mas só me resta entregar nas mãos de Deus e aceitar o que Ele já planejou pra mim.

      Excluir
  96. Às vezes é até melhor nem saber dos riscos. Nem entregando nas mãos de Deus eu consigo ficar em paz... afff.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elan, eu estava assim mesmo. Na hora que entrei no centro cirúrgico tive uma crise de pânico, fui sedada e graças a Deus estou bem, ainda em recuperação, mas já me sinto ótima, não tenho mais arritmia, aquela agonia, cansaço. Faça que dará tudo certo, já deu! Deus esteja contigo.

      Excluir
  97. Boa tarde pessoal!
    Com muita alegria volto aqui para dar notícias sobre a ablação a que submeti.
    Como planejado fiz a ablação no dia 25/01/17, e correu tudo normal. Sem dores e nem sustos.
    Dei entrada no hospital às 11 horas do dia 25 e recebi alta no dia seguinte às 12 horas.
    O repouso de cinco dias foi suficiente para garantir a cicatrização do local de introdução do cateter (virilha). Já na segunda feira, dia 30/01, retornei ao trabalho normalmente, pois meu trabalho não exige esforço físico algum.
    O procedimento durou em torno de uma hora, e com sedação leve. Quando acordei estavam fazendo o curativo no local de introdução do cateter.
    A partir de amanhã estou liberado para voltar às minhas atividades físicas físicas de costume, corridas e futebol de areia.
    Graças a Deus estou me sentindo muito bem, e o médico me revelou que o procedimento foi bem sucedido.
    Com fé em Deus estou curado.

    ResponderExcluir
  98. Que maravilha Luciano. Depois das atividades físicas que você fizer. Você pode voltar e dizer como foi a sensação? Tentei voltar mas passei mal. Minha pressão caiu e voltou rápido, fiquei muito tonta (por alguns minutos). Tô fazendo uns exames e só depois do resultado que a médica verificará se posso voltar a prática de exercícios. Tô confiante em Deus que tudo dará certo.

    ResponderExcluir
  99. Olá Kellen!!! Fiz o procedimento na 3ª feira, dia 7/2 e fui liberada do hospital ontem. Minha médica disse que o procedimento foi um sucesso e que o eletro não acusou mais nenhuma arritmia. Estou em repouso por causa da perna, mas ela não dói. Nem ficou hematoma!
    Porém, ainda sinto uma pressão no peito bem incômoda que, segundo a médica, é pq meu coração agora está bombando no ritmo certo e isso causa estranheza mesmo. Espero que passe essa sensação ruim.
    A única coisa que está me maltratando demais com dores absurdas é a minha garganta, por conta da intubação. Ela parece estar fechada e em carne viva... não consigo engolir e pra falar tb dói muito. Obrigada pela força!!!
    Foi bom ter conhecido seu blog, com tantas pessoas passando pelo mesmo problema que eu. Isso já me deu uma boa tranquildade pra enfrentar essa situação. Obrigada! Beijo!

    ResponderExcluir
  100. Elan, essa dor é normal, também senti essa dor por uma semana, depois passa. Agora é vida nova se Deus quiser. Adorei também poder saber mais sobre esse procedimento e trocar idéias. Boa recuperação pra você.

    ResponderExcluir
  101. Alguem me ajuda. Fiz a ablação a fois anos e meio atrás e desde intem estou sentindo dores na minha coxa , bem aonde colocaram o catecter . Alguem tmb tem isso? Meu marido disse que pode ser o clima que ta mais frio, porem nunca senti isso antes. Cono uma pinicada....

    ResponderExcluir
  102. É normal Kelly. A minha tá com 3 meses e quando o clima muda acontece isso também.Na cicatriz da minha cesária é a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  103. Fiz a cirurgia fazem 15 dias no hospital beneficência portuguesa em são Paulo, voltei a ter umas crises de fibrilação atrial mas em contato com o médico ele informou que é normal. Nesse tempo de cicatrização, li que o coração fica inflamado.

    Um pouco de falta de a r e ansiedade, continuo tomando ritimologia e anticoagulante, mas tudo sobre controle.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katia!! E agora? Como esta se sentindo? Meu marido fez tb!

      Excluir
    2. Oi Kicat!! E agora? Como esta se sentindo? Meu marido tb fez! Caso parecido!! Bjs

      Excluir
    3. Anna, eu também fiquei assim, é normal. Tá com 3 meses que fiz a minha e estou ótima.

      Excluir
    4. Kellen!! Obrigada por me responder!! Vc nao tem ideia do quanto vc me tranquilizou!! Uma excelente recuperacao pra vc e qq coisa, estamos aqui!! Bjkas

      Excluir
  104. Boa tarde. Fiz minha segunda ablacao agora com sucesso. Tinha taquicardia supraventricular . Posso dizer que minha vida é outra. Muito melhor graças a Deus e o médico que me curaram. Dr Cristiano totalcor excelente

    ResponderExcluir
  105. Fiz minha ablação no dia 20/10/2016 e já havia anteriormente postado minha experiência com o procedimento, que foi um sucesso. Foi muito mais tranquilo e indolor do que dor de barriga.. rsss

    Gostaria de registrar aqui o pós procedimento. No começo, tive várias vezes palpitações, extra sistoles, como se a arritmia fosse voltar. e os exames estavam todos normais.
    O médico havia me dito que por uns 2 ou 3 meses eu ainda sentiria essas palpitações devido a cicatrização de grande área que foi queimada no coração.

    Já se passaram 5 meses e minha vida está absolutamente normal. Realmente o medico tinha toda razão, as palpitações foram embora e a vida segue normal.

    Recomendo, façam a ablação que vale muito a pena.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  106. Boa tarde!
    Estou aqui para relatar o bom pós procedimento que está ocorrendo comigo.
    Desde o dia 11/02 retomei minhas atividades físicas, intensas por sinal, e estou me sentindo muito bem, sem nenhum problema.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  107. Olá, alguém de são Luís do Maranhão vou ter que fazer um estudo eletrofisiologico e gostaria de saber de alguém que já fez e onde fez ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguém sabe mim informar quanto custa o estudo com ablação em são Luís do Maranhão pois não tenho plano é pelo SUS e muito demorado

      Excluir
    2. Oie sou de são Luís. Vá na clínica incordis com o cardiologista Júlio Uchôa ele é especialista e já faz a 20 anos ablação.

      Excluir
  108. Fiz um cateterismo recente e durante o procedimento fiquei vendo o monitor. Na última imagem eu fiquei com a impressão de que havia ficado um pedaço do cateter no coração. Não cheguei a perguntar para o médico se era isso mesmo que eu vi ou se era imagem congelada, mesmo porque em seguida desligou o monitor. Fiquei incucado com isto. Por isto, a minha dúvida é: é possível que isto aconteça? Qual seria a reação do meu organismo se isto viesse ocorrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neno, até onde sei, os riscos desses procedimentos está no material não esterilizado. Não sei se pode ocorrer de quebrar o cateter. Mas se você não estiver se sentindo bem, seria bom perguntar do seu médico.

      Excluir
  109. Kellen, obrigado pela resposta. Vou perguntar ao médico.

    ResponderExcluir
  110. Quem daqui fez com o Dr. Lage em Cuiabá?

    ResponderExcluir
  111. Boa Tarde! alguém de Curitiba que já tenha feito o procedimento e onde? qual medico realizou? assim como muitos estou bem insegura em fazer

    ResponderExcluir
  112. Meu nome é Michel descobri que tinha arritimia aos 18 anos de idade.Desde então vinha tomando amiodarona 200mg/ dia.Durante dez anos foi assim até que resolvi procurar um arritmologista que me indicou a ablação por cateter. Acionei meu convenio na época o Amil e fiz o procedimento no hospital Biocor em BH/Mg com o renomador Dr. Eduardo Back Sternick e foi um sucesso total. Hoje faço musculação e jogo minha pelada normalmente.

    ResponderExcluir